141° DIA: SUPER INSIGHT COM UMA PALESTRA ESPECIAL NA LIFESTYLE ACADEMY

Insight - Crise dos 30

E chove no Rio de Janeiro!!!

Chove muito, desde ontem à noite, praticamente sem parar. Ando dizendo pra quem me escreveu perguntando como estão as coisas por aqui, que sou ainda mais grata por estar participando do Lifestyle Academy (um dos maiores eventos de desenvolvimento pessoal do Brasil) durante três dias em tempo integral – se eu estivesse aqui de férias, acho que estaria muito brava!!! rsrs

rha-goddess
Rha Goddess

Quando eu voltar pra São Paulo vou me programar para escrever um post sobre minha percepção geral sobre o evento mas, por hora, quero apenas compartilhar um dos insights mais bacanas que tive hoje, assistindo a palestra da Rha Goddess, uma famosa coach americana que veio ao Brasil especialmente para palestrar no evento – e quebrou tudo!!! A mulher é porreta!!! Deixou todo mundo vidrado durante os quase 90 minutos em que palestrou, e trouxe à tona assuntos bastante pertinentes, todos relacionados à importância de vivermos nossa verdade, de encontrarmos nossa missão no mundo e de vivermos em congruência com ela.

Se você está lendo esse blog, chances são que está interessado e consumindo também diversos outros conteúdos sobre mudança de vida, viver com propósito, descobrir sua missão, largar tudo para fazer o que ama, e coisas desse tipo. Você é essa pessoa? Se sim, eu garanto que você está vivendo uma dessas três fases:

1- Já passou

2- Está passando

3- Em breve irá passar

Pelo quê? Pela sensação desesperadora de estar consumindo muito conteúdo, e pela ideia de que você nunca irá aprender tudo o que existe para aprender, pois o assunto é abrangente demais e você simplesmente sente que, uma vez que despertou pra esse mundo, não pode deixar absolutamente nada passar. Aí você cadastra o seu e-mail no site de uma infinidade de pessoas que estão internet afora realizando trabalhos lindos, é verdade, mas que você realisticamente não tem condições de dar conta de ler tudo. Você tenta se organizar, cria pastas no seu Outlook, separa por ordem de preferência e, quando percebe, já está até deixando de produzir como deveria no trabalho porque não consegue deixar de assistir àquele vídeo imperdível ou de ler aquele e-mail que parece sempre muito essencial ao seu processo.Acúmulo de informação - Crise dos 30

Em casos mais graves, você se pega comprando curso atrás de curso, começa vários e não termina nenhum. Ou quando termina um, já tem mais dois ou três na fila. É tanto conteúdo, tanta novidade, tanta coisa interessante, tanto de tudo (e você precisa tanto resolver todos os aspectos diferentes da sua vida, não é?) que chega uma hora que você se sente afundando em meio a tanta informação: fica com uma sensação fortíssima de que precisa fazer tudo de uma vez, resolvendo absolutamente tudo o que os experts dos mais diferentes nichos do desenvolvimento pessoal estão dizendo que você precisa resolver.

Se reconhece nesse cenário? Pois bem, é a famosa FoMo, em inglês, Fear of Missing Out que, em bom português, significa “Medo de ficar de fora” (na minha própria tradução livre).

Pois vou te dizer uma coisa: EU NÃO CONHEÇO UMA ÚNICA PESSOA QUE TENHA ENTRADO NESSE LABIRINTO DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL (PRINCIPALMENTE NO MUNDO ONLINE) E QUE NÃO TENHA SE SENTIDO ASSIM EM ALGUM MOMENTO. Eu vivi assim por algum tempo, e foi há apenas cerca de cinco meses que eu consegui recobrar minha consciência e me livrar do vício do consumo de conteúdo desenfreado. Se esse é o seu caso, primeiramente, relaxe! Isso é normal. Em segundo lugar, quando já estiver mais relaxado, perceba que a realidade é que você está num redemoinho que vai te engolir caso você não saia dele rápido! Sim, pois o fato dessa síndrome FoMo ser comum, não significa que está tudo tudo bem se você permanecer nela…

Quando eu me dei conta que estava ficando completamente maluca e não conseguia produzir quase nada do que eu queria porque estava obcecada em consumir tanto conteúdo, eu decidi de um dia pro outro me descadastrar de todas as listas que eu não considerasse absolutamente indispensáveis. Meu critério que definia “indispensável”? Se não fossem e-mails que eu abria sempre, semana após semana, assim que chegassem (de tanta empolgação e interesse em ler o tal e-mail), eu me descadastraria da lista. Assim o fiz, à princípio com uma baita dor no coração, e digo com orgulho que recebo e-mails hoje em dia de apenas 3 ou 4 personalidades da internet, e estou bem, obrigada – além de aliviada!

Aí hoje ouvi essa frase da Rha Goddess, que conseguiu, através de uma metáfora, explicar exatamente como devemos nos comportar de maneira saudável nessas situações:

“Consumir conteúdo é a mesma coisa que ir num restaurante buffet. Todas aquelas coisas maravilhosas e deliciosas estão ali, na sua frente, à sua disposição. No entanto, você não vai conseguir comer tudo em uma sentada só. E se tentar fazê-lo, vai morrer de dor de barriga.”

É isso! Pela primeira vez consegui interiorizar isso de uma maneira simples e fácil.

dor-de-barrigaTudo o que a gente precisa é de tempo pra digerir. Consuma um pouco, a quantidade que seu corpo precisa para te dar condições de seguir em frente, sem pressa. Faça digestão, gere energia, faça bom uso de tudo o que você botou pra dentro. Quando der fome de novo, volte lá e faça outro prato. Experimente coisas novas, ou repita aquele prato que você amou da última vez. Mas não coma, jamais, tudo ao mesmo tempo! Vai te dar dor de estômago!

É assim também quando você está consumindo conteúdo. Se permita digerir antes de buscar desesperadamente por mais. Comece hoje! Não espere amanhã, nem mais um e-mail, nem mais um vídeo, nem mais um curso. É que nem dieta: segunda-feira dificilmente será o melhor dia. A hora é agora!

Love,

Carol

Carol Sales

Paulista que antes residia em Auckland (agora em período de transição), gosta de sol e mar, de chuva e aconchego, de frio e cobertor. Hoje. Talvez amanhã não goste mais.
Acredita que nada acontece por acaso e que a vida dá seu jeito, e vive numa eterna batalha entre ir pra academia, ler, escrever ou ficar de bobeira pesquisando sonhos na internet - sonhos esses que 99.9% das vezes tem a ver com definir o próximo destino.